Ser Jogral

"Ser Jogral é gostar / Duma forma predileta / De ler alto ou declamar / Versos de qualquer poeta !"


16 junho 2021

FARO CANDIDATA A CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA 2027

  "Será possível!?.. Quem sabe!..."



Toda uma dinâmica está sendo implementada e trabalhada, com anos de antecedência, na louvável tentativa de se conseguir para Faro e afinal para o Algarve e país, algo meritório, útil e premente, para a nossa cultura, tão depauperada e faminta de ideias e intervenções criativas e catalisadoras de sinergias globais, hoje por hoje numa encruzilhada de valores e hábitos de comunicação à distância, através de novas tecnologias a que não podemos prescindir…

As novas gerações de actores, interventores e decisores, não olham a meios de se atrasarem em relação à galopante e contínua “entrada em cena” das tecnologias mais modernas que, se devidamente enquadradas e dadas ao conhecimento das populações, serão obviamente valiosas, rápidas e aceites. Quem se atrasar, ficará pelo caminho!..

Os “Forum´s” de variada temática proliferam, onde normalmente os “inglesismos” vão substituindo, galopante e perigosamente, a beleza da nossa língua, desse português de Camões, de Pessoa, de Florbela Espanca, de Sophia de Melo Brayner e de tantos vultos da nossa tradicional e milenar cultura.

É certo que a pandemia veio em defesa de um isolamento profilático à distância, do teletrabalho e de outras tantas restrições que nos foram e são ainda impostas, sendo que os actores e protagonistas da cultura têm sido dos mais afectados. Porém, não exageremos! Ele existe maneira de reunirmos e trabalharmos presencialmente, com as distâncias e protecção devida, olhos nos olhos, porque a existência de muitas das tecnologias hoje disponíveis, não está acessível a muitos e muitos actores e potenciais intervenientes, que se veem protelados e afastados, quiçá inadvertidamente, mas afastados.

Isto vem a propósito do convite feito por uma jovem Técnica ao serviço da C.M.Faro, Sofia Martins, para aprofundar e trabalhar a candidatura, junto de Associações concelhias e gente conhecedora dos meandros desta actividade, que se disponibilizou para ir ao nosso encontro, presencialmente, olhos nos olhos, com todas as precauções, para em conjunto ouvir aquilo que os jovens e adultos Estoienses tem a dizer, para apoio à candidatura de Faro para 2027, já que a denominada “Banca de Cultura”, não tem sido por nós adoptada via tecnológica, à distância de um “clik”.

Importa que possamos falar livre e espontaneamente, nas ideias que temos para Faro 2027, sob o ponto de vista de Estoienses, porque julgamos ser a candidatura de Faro importante para a nossa comunidade e ao mesmo tempo para a Europa comunitária, onde nos inserimos de pleno direito.

As Direcções da ACAEstoiense e dos Jograis, reunidas para tratar do tema, julgaram por bem, propor à Sofia Martins, uma vinda a Estoi, ao nosso Núcleo Associativo, por volta das 19:30 / 20:30 do próximo dia 30 de Junho (4ª feira), convidando alguns jovens, potenciais interessados nesta problemática, para transmitirem a sua visão, os seus anseios, os seus desejos e projectos futuros. 

Ficar alheados deste tipo de acções, nada trazem de novo.

Aqui deixo o repto e o apelo. Se puderem adiram. Tragam as vossas opiniões, não hesitem um segundo sequer. O futuro é vosso, assumam-no e não esperem que “outros” decidam por vós.

Núcleo Associativo de Estoi, Quarta- Feira,30 de Junho – 19:30 / 20:30 horas

Lá estaremos!
(J. Aleixo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.